NOTA DA APG UFV – Crise de abastecimento e Suspensão de Atividades
Contexto político do Brasil
A implementação da política econômica de redução do Estado brasileiro trouxe deletérias consequências à Ciência, Tecnologia e Inovação. Assistimos à extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016 que limita investimentos em áreas como educação por um período de 20 anos, além do corte de 2,5 bilhões de reais, somente no ano de 2018.
Como consequência desta política econômica, foi adotada pelo governo uma “nova política de preços da Petrobras” que trouxe muita volatilidade nos valores dos combustíveis praticados no país.
Crise de abastecimento na UFV
A APG se sensibiliza com a pauta de reivindicações dos caminhoneiros e compreende o grave momento pelo qual o Brasil passa, cujo reflexo recai sobre o cotidiano acadêmico da nossa universidade.
Diante de uma grave crise de abastecimento, a suspensão de atividades acadêmicas para a comunidade universitária faz-se necessária, já que a universidade sente os efeitos da falta de determinados produtos e serviços.
Além disso, a locomoção de estudantes, professores e servidores está prejudicada em detrimento da falta de combustíveis nos postos da região.
Ordenamento legal e suspensão de atividades acadêmicas
A APG reitera a decisão da administração superior da UFV em suspender as atividades acadêmicas, incluso àquelas referentes à pós-graduação, nos três campi (Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal).
Cabe, portanto, aos programas de pós-graduação e seus professores acatarem a decisão colegiada superior de modo que nenhuma e nenhum estudante sejam prejudicados.
Viçosa/MG, 28 de maio de 2018.