Nota da APG-UFV Sobre os Cortes em Ciência, Tecnologia e Inovação
Ao longo dos últimos anos, a sociedade vem presenciando a redução de investimento em políticas públicas básicas colocando o povo brasileiro em condições de total abandono. Com a aprovação da Emenda Constitucional 95 (EC 95), os investimentos em Saúde, Assistência Social, Educação e, vinculada a esta, Ciência, Tecnologia e Inovação sofreram um congelamento nos investimentos por um período de 20 anos.
Como consequência da EC 95, o governo de Michel Temer tenta aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 que reduz, ainda mais, os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, acabando com as bolsas de pesquisa para iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, como também o financiamento da pesquisa científica no Brasil.
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Viçosa, compreendendo a gravidade da situação que se encontra a pesquisa científica no Brasil e no estado de Minas Gerais, principalmente com o abandono que as fundações de amparo à pesquisa nacionais e estaduais se encontram, conclama a todas e todos os pesquisadores da UFV para uma mobilização em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Nacional para o dia 10 de agosto.
A Ciência é instrumento de garantia de soberania nacional, por isso, não aceitaremos que nossa pesquisa seja reduzida, pois ela garante o desenvolvimento do país e do povo brasileiro.