Ajuda de custeio para eventos científicos

Em tempos de desvalorização da bolsa e inflação no preço de inscrição de congressos, simpósios e afins, o estudante de pós-graduação precisa saber onde conseguir auxílio para participação de eventos científicos que alimenta nossa formação como pesquisadores e acadêmicos.

Os cortes estão afetando o Brasil todo e o estado de Minas Gerais não fica fora disso. Sabemos que alguns programas possuem certos tipos de ajuda de custeio, por isso, entre em contato com os representantes discentes ou coordenadores de curso com antecedência.

Outra opção mais abrangente é o apoio da FAPEMIG, pois a agência de fomento aceita projetos de participação de eventos. O procedimento necessita de um professor que participará do evento e a aplicação deve ser realizada 2 meses antes do prazo de encerramento de inscrição ocorrer. Contudo, a inscrição deve ser paga e o resumo submetido sem qualquer tipo de garantia de reembolso.

Há também a possibilidade de pedir ajuda de custeio aos Centros de Ciência do qual o discente pertence. Porém, não há garantia do reembolso. Deve-se verificar juntamente ao Centro do Ciência.

Ainda, alguns eventos internacionais possuem bolsas para pós-graduandos, principalmente de países emergentes como o Brasil, que custeiam não só alimentação e hospedagem mas até mesmo a passagem aérea desses estudantes. Para isso é importante ficar atento ao website do evento para notícias e inscrições do tipo “early-bird”, que é um termo utilizado para pessoas interessadas em se inscrever com antecedência ao evento. Outra dica interessante é seguir as páginas das associações e sociedades que promovem esses eventos. Já que isso ajuda você a ficar por dentro das “grants” e “fellowships” (como são chamadas essas formas de apoio) com antecedência.

Por fim, a UFV possui um sistema chamado FINANCIAR. Para acessar o sistema basta se cadastrar no site: https://www.financiar.org.br/ com seu login e senha dos sistemas internos da universidade. Por este sistema, você receberá e-mails de acordo com seus interesses e assim, poderá ficar sabendo de facilidades ou auxílios a eventos e até mesmo projetos.

– Kleiton Machado, doutorando em Fisiologia vegetal.